Como Emitir Nota Fiscal de produtos Importados?

  • Home
  • Como Emitir Nota Fiscal de produtos Importados?

A nota fiscal é o documento que regulariza e comprova todas as vendas ou prestação de serviços feitas pela sua empresa. Ou seja, é essencial para o bom funcionamento dos negócios e para a declaração dos impostos sobre as operações realizadas.

Com a emissão de nota fiscal feita corretamente, a sua empresa pode acompanhar e controlar com mais efetividade todas as entradas e saídas de mercadoria e checar quanto foi pago de imposto em cada operação. O objetivo principal da nota fiscal é registrar o processo de venda e descrever todas as informações essenciais para você e para o seu consumidor. 

Emitir a nota fiscal eletrônica facilita diversos processos internos da empresa, em áreas contábeis e fiscais. Isso quer dizer que, como todos os dados da compra e venda estão nesse “papel virtual”, é mais fácil armazená-los e fazer os cálculos posteriormente. 

Quem precisa emitir Nota Fiscal?

A emissão de comprovantes fiscais é obrigatória para empresas que contribuem para o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A não emissão destes comprovantes é considerada sonegação fiscal e pode acarretar em diversas consequências para os negócios. 

Porém, existem exceções, como é o caso dos MEIs (Microempreendedores Individuais), que a emissão é obrigatória apenas quando realizam algum serviço para uma Pessoa Jurídica. Caso o MEI realize uma venda ou prestação de serviço para Pessoa Física, então o mesmo está dispensado da obrigatoriedade. 

Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal ganhou um formato digital em 2006, mais conhecido como NF-e.

A NF-e foi desenvolvida com o objetivo de facilitar e modernizar o processo de emissão do documento fiscal, já que podem ser armazenadas eletronicamente e eliminar de vez os arquivos físicos e também acabar com os trabalhos manuais, evitando erros e estabelecendo um procedimento mais prático e eficaz para as empresas. Porém, para que cada empresa possa fazer a emissão de NF-e é necessário ter um software.

Sendo assim, a seguir listamos alguns dos melhores softwares para emissão de NF-e que você pode utilizar em sua empresa.

1. ASAAS

O sistema ASAAS oferece uma solução completa para emitir cobranças, fazer o acompanhamento dos valores recebidos, emitir notas fiscais e outros serviços. Atualmente é uma das soluções financeiras mais completas disponíveis para o mercado.

2. Sebrae

O Sebrae também oferece um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, esse sistema foi possível porque o governo de São Paulo se uniu ao Sebrae para a criação do mesmo.

As vantagens do software é que não há limite mensal de emissão de NF-e, além do sistema estar disponível para todo o Brasil.

3. Contabilizei

O Contabilizei é uma plataforma online que oferece serviços de contador e também um programa de emissão de NF-e. Até pouco tempo atrás, era gratuito emitir nota fiscal, porém agora eles cobram.

Sendo assim, o plano mais básico é de R$89 por mês. Este plano é ótimo para quem trabalha sozinho em sua empresa, não tem sócios e nem funcionários.

Assim, emitindo suas NF-e você mantém seus produtos e serviços regularizados e sua loja de importados dentro das normas.

Acompanhe os demais conteúdos e dicas que estão disponíveis em nosso Blog!

Cadastre-se e ganhe 10% de desconto!

Ganhe 10% de desconto no seu primeiro envio.

Isso vai fechar em 0 segundos