Operação Tartaruga

  • Home
  • Operação Tartaruga

Nesses últimos tempos, um assunto que tem dado o que falar e que está afetando o mercado brasileiro como um todo é a Operação Tartaruga. Mas, afinal de contas, o que é essa operação e como isso pode acabar afetando sua experiência com importação?

Se você quer saber mais sobre e entender tudo a respeito do assunto, então continue lendo que separamos esse blog especialmente para isso!

Operação Tartaruga 

A Operação Padrão das Alfândegas, ou como apelidada em referência a lentidão dos processos – Operação Tartaruga, consiste basicamente na fiscalização mais lenta de produtos vindos de fora do Brasil em razão de uma maior rigorosidade em relação à vistoria dos produtos que passam pelos postos aduaneiros.

A greve teve início com uma insatisfação no teto salarial dos auditores fiscais que exigiam uma mudança imediata no setor. Incontentes com a lenta resposta do Governo, que exige várias etapas e que pode influenciar no teto salarial de outras posições, os auditores entraram em greve.

Impactos da Operação para os Importadores 

Devido a dificuldade das avaliações feitas nos postos aduaneiros, muitas encomendas de importadores, seja de importações pessoais ou para revenda, estão sendo barradas ou taxadas em valores altos.

E não somente isso, mas por conta do grande fluxo de itens em avaliação nos postos aduaneiros, há uma grande fila de espera para aqueles que aguardam a liberação de seus produtos.

Impactos da Operação em Geral 

No cenário nacional ainda, as expectativas não andam tão positivas assim e indústrias como a de eletroeletrônicos, brinquedos e peças de carro entram como as mais afetadas.

A indisponibilidade de peças para esses nichos de mercado é o maior motivo pela qual muitas fábricas estão falindo ou até fechadas. O modelo de trabalho “just in time”, que tem como ideal trabalhar sob justa demanda acaba se prejudicando dos produtos que não mais chegam a tempo para a produção, causando diversos impactos econômicos para os setores.

Não há previsão ainda de quando a greve será encerrada e ainda há incertezas sobre os próximos impactos dela num geral, mas ficaremos atentos e prontos para informar sobre novas atualizações.

E chegamos a mais um final de blog, esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a Operação Tartaruga e seus impactos.

Para mais informações, fiquem ligados em nossas redes sociais! Estamos sempre trazendo novidades por lá.

Instagram: www.instagram.com/weget2u/

Facebook: www.facebook.com/weget2U

Youtube: https://www.youtube.com/c/WeGet2UChannel

Nossa comunidade de importadores no Telegram:

https://t.me/joinchat/HlxCIxrJeLBhZmNh

Cadastre-se e ganhe 10% de desconto!

Ganhe 10% de desconto no seu primeiro envio.

Isso vai fechar em 0 segundos